Espera em Deus

Por Edvaldo Tomé

"Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face." Salmos 42.1-5.


O Salmo 42 claramente impregna de perfume as meditações e inspirações do Rei Davi enquanto estava exilado durante a revolta de Absalão, seu filho. Este acontecimento está registrado em II Samuel 15. Absalão foi capaz de reunir o povo contra seu pai Davi, estando em tal situação de perigo, teve que fugir de Jerusalém, ás pressas.

Davi fugiu de Jerusalém atravessando o rio Jordão para a área TransJordânica. Do sofrimento de seu coração ele escreveu estas palavras: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”.

Davi fora destronado pelo seu filho; ele estava exilado. Quando uma pessoa está exilada, normalmente fica planejando como reconquistar o seu reino, maquina em sua mente a vingança. Pensa constantemente no que havia perdido - o reino, o trono. Mas com Davi foi diferente. 

Ainda que planos fossem estabelecidos, sobre como lutar contra a rebelião e reconquistar o torno e o reino,  no coração de Davi, o que importava não era o reino, o trono, o povo, a glória, a honra, a riqueza ou a terra. Não! O que estava no mais profundo de seu coração era Deus. Ele não se importava muito com a perda do reino; mas, havia uma coisa pela qual ele suspirava, e esta coisa era Deus. Ele estava disposto a perder todas as coisas, exceto a Deus. Oh, como uma corça, ele tinha sede de Deus.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Perguntou Davi em seu clamor. Não é esta a condição normal de um filho de Deus? Não deveríamos ter fome e sede de justiça, fome e sede de Deus? Não deveria esta ser a nossa paixão? 

Nós amamos muito a nós mesmos. Quando não obtemos o que achamos que deveríamos, nós choramos. Mas, alguma vez você já derramou lágrimas por Deus, chorando porque você O deseja? “Lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite”, e o inimigo vem e diz: “Onde está o teu Deus”? A necessidade da consciência da Sua presença permanente! Nada mais em sua vida tem real importância. Se Deus está com você, quem pode ser contra você? Não há nada para termos medo; mas, quando você perde a consciência da Sua presença, você realmente está no vale da sombra e da morte. Isto perturbou Davi mais do que qualquer outra coisa.

No versículo 4 Davi traz à memória aquilo que poderia lhe trazer esperança. Quando estamos com problemas e parece que Deus nos deixou, provavelmente uma coisa que irá intensificar o nosso sofrimento é a recordação de tempos felizes no passado. Parece que isto adiciona angústia a nós; mas, por outro lado, lembrar do que Deus fez por nós, nos levanta do nosso lamento, tornando-se um paradoxo. De uma forma intensifica o seu pesar e de outra, lhe traz de volta para Deus.

Aí então, a fé começa a falar ao medo: "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim".  Nós pensamos que são as nossas circunstâncias que nos abatem, ou talvez sejam as pessoas ou mesmo os problemas, mas não, somos nós que nos abatemos. 

Nós devemos olhar “…firmemente para Jesus, o autor e consumador da fé…” Quando fazemos isso, somos elevados. Nosso espírito dirá á nossa alma: Espera em Deus, pois ainda O louvaremos.

Se porventura você esteja passando por momentos difíceis onde não encontra saída e não tem ninguém para te ajudar. Com as pessoas te perguntando constantemente, onde está o seu Deus? Não se abata, espere em Deus...



Bibliografia:
1. MEYER, F. B. Comentário Bíblico F.B. Meyer AT. Belo Horizonte; ed. Betânia, 2002
2. MOODY. Comentário Bíblico Moody
3. EBD Web 

Comentários