Nada além do Sangue

Por Edvaldo Tomé


Uma das canções mais profundas que tive oportunidade de ouvir é esta do cantor Fernandinho. Ao que parece, segundo informações do site vagalume, a compositora da referida música é Daniele G. C. Ferreira.

A letra mostra claramente o que a Bíblia Sagrada declara de Gênesis a Apocalipse: Cristo o filho de Deus.

Quando o cantor afima "nada além do sangue", abre-se um leque de exemplos que podemos citar em relação ao que tem acontecido dentro dos nossos arraiais (igrejas).

A compositora deixa claro que o Sangue de Cristo basta! E que através do sangue, somos livres. 

Mas o que vemos em nossas igrejas? 

Somos bombardeados pelo sincretismo religioso. Entenda-se como sincretismo a fusão de cultos religiosos ou de elementos culturais diferentes com acomodação entre seus elementos. Ou seja, estamos trazendo as práticas dos mais variados cultos a outros deuses para dentro das nossas igrejas como meio de ponto de contato entre o fiel e o único Deus.

É por isso que vemos os mais diversos elementos que servem, na visão distorcida de alguns, de trampolim da fé, como: meia, rosa, martelo, machado, lenço, as unções escalafobéticas, toalhas, sal grosso e as mais extravagantes correntes.

Irmãos(as), nada além do sangue... Tudo que era necessário para nós, Cristo já realizou na Cruz do Calvário, de modo que se fez maldição em nosso lugar (Gl 3.13) e ainda anulou o escrito de dívida que era contra nós e o cravou na cruz (Cl 2.14). Por isso é que nada nos separará do amor de Deus (Rm 8.39).

Assim, estando em Cristo Jesus, não há condenação (Rm 8.1). Vivemos abrigados no benefício que Jesus conquistou na Cruz do calvário e não necessitamos de nada além daquilo que Ele realizou.

Irmãos(as), nada além do sangue... A palavra nos diz que Cristo nos libertou (Gl 5.1) por qual razão iremos retornar para o jugo da escravidão? Por que ainda achamos que devemos fazer sacrifícios para obtermos aquilo que queremos? Por que devemos participar de correntes e mais correntes se acreditamos, realmente, no que Jesus realizou na Cruz? Será que o sacrifício d´Ele não foi suficiente? Tenho certeza que foi.

Mesmo porque: 

"Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?" Romanos 8:32 (NVI)

Irmãos(as), nada além do sangue...

Comentários