Tributo a [YAHWEH] Jeová

Por Edvaldo Tomé

Da série entendendo o que canta: Tributo a IEHOVAH (Jeová na língua Havaiana). Você sabe o significado desta palavra? Esta homenagem a YAHWEH, qual o seu real sentido?

No mundo moderno, o nome de uma pessoa é apenas um rótulo de identificação. Nos tempos bíblicos, porém, os nomes pessoais costumavam ser escolhidos para informar, descrever de algum modo o caráter da pessoa ou as circunstâncias na ocasião do seu nascimento. Do mesmo modo, as Escrituras se referem com frequência aos nomes de Deus como modo de revelar o seu caráter.

Não há dúvida de que o nome mais importante de Deus no Antigo Testamento é YAHWEH, conforme a grafia empregada pelos estudiosos mais recentes (Jeová na grafia mais antiga), ou "o SENHOR", como em várias traduções modernas da Bíblia.

Pois bem, YAHWEH está vinculado à raiz hebraica do verbo ser. Lê-se em Êxodo 3.13,14: "Disse Moisés a Deus: Eis que quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: Eu SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros".

Eu sou o que sou. Aquele que falou a Moisés declarou ser o Eterno, o Criador e soberano Senhor. Somente o Criador de todas as coisas poderia nomear-se de Eu sou, no sentido absoluto. Todas as outras criaturas estão em débito com Ele por causa de sua limitada natureza.

Caro leitor(a), acredito que temos que não só homenagear o Eterno, assim como render graças ao Supremo, o Magnífico Criador e Senhor de todas as coisas. Temos que nos sujeitar aos seus pés e dizer a Ele o quanto somos dependentes do seu amor e misericórdia.

Que possamos louvar ao SENHOR em todo o tempo e que JESUS CRISTO possa ser sempre a nossa canção.




Comentários