Pastores que não apascentam


Por Rafael Rodrigo

O que faz um pastor quando a ovelha foge do aprisco? Certamente ele deixa as outras em SEGURANÇA e sai em busca daquela que agora está perdida. Quando a mesma foge novamente, o pastor, mais uma vez, sai em busca de sua ovelha perdida, só que desta vez ele quebra as pernas da ovelha, leva-a de volta para o aprisco e cuida de suas feridas.

Talvez você tenha se perguntado, que tipo de pastor quebraria as pernas de suas ovelhas? Ora aquele que as ama e não quer vê-las novamente fora do redil.

A nossa realidade, infelizmente, é que a cada dia os pastores têm deixado de lado um instrumento muito importante que Deus os deu, a vara. Quantas ovelhas têm fugido do aprisco e estão perdidas sem ter nenhuma direção, ou até mesmo estão longe mesmo estando perto? O texto de Ezequiel 34 é muito forte, pois fala de pastores que apascentam a si próprios e esquecem-se das suas ovelhas, não as apascentam e ainda comem da sua gordura e vestem a sua lã. Não fortalecem as fracas, não cura as doentes, não busca as perdidas, mas as dominam com dureza e rigor.

O que temos visto hoje em dia são ovelhas que não recebem correção de seus pastores, são entregues às rapinas e às feras, porque não se tem pregado a verdadeira liberdade, mas tem se permitido a libertinagem, onde a cada dia que passa o caminho fica mais largo, e a caminhada mais fácil. O egoísmo tem sido marcante, onde cada um pensa em si mesmo, em como há de receber as bênçãos da teologia da prosperidade, ou arquitetando mega-templos enquanto muitas ovelhas não têm nem mesmo o que comer. Os fiéis que pregam a verdade têm que se calar para não comprometer os interesses ambiciosos e gananciosos de alguns, deixando de lado os interesses de Deus revelados na sua Palavra.

Nós ovelhas devemos aceitar a correção de Deus através da autoridade de nossos pastores, quando pecamos e infligimos a Palavra de Deus, pois é a forma que temos de andarmos corretamente pelo caminho estreito da salvação (Mt 7.14). Pastores usem a autoridade de Deus sobre vossas vidas para conduzirem o rebanho para a direção certa, sem deixar que nenhuma ovelha fique para trás, e possa apresentá-las todas ao Grande Senhor e Pastor Nosso. Deus é contigo, pois Ele te chamou e te capacitou para pregar a verdade com autoridade e ousadia.

Que o Senhor Jesus abençoe a todos nós, para sermos fiéis à sua Palavra, e anunciarmos o seu Reino.
______
***Nota: importante frisar que existem exceções, ainda que raríssimas, de grandes pastores  cuja preocupação está em servir a Deus com excelência e cuidar de suas ovelhas conforme determina as Sagradas Escrituras.
O Rafa é colunista do Blog do Ed

Comentários