Não me envergonho do Evangelho... Qual Evangelho?

Por Edvaldo Tomé

Neste último final de semana, tivemos o desprazer de assistir e/ou ouvir comentários sobre a matéria realizada pelo programa "domingo espetacular" da rede Record de televisão, que explorou de maneira veemente o patrimônio adquirido pela Igreja Mundial do Poder de Deus através de seu "apóstolo" presidente, trazendo alegações suspeitas sobre o uso indevido dos dízimos e ofertas recebidos pela denominação para aquisição de bens pessoais.

A notícia ganhou as primeiras páginas dos jornais de grande circulação no país, sendo comentário de todos que assistiram o programa, onde a grande maioria (não evangélica), tratou logo de estereotipar pastores e membros sérios que buscam anunciar as boas novas de Cristo de forma correta, segundo os mandamentos Bíblicos.

Contudo, o ocorrido nos faz pensar em que tipo de evangelho estamos vivendo nestes últimos anos. É inconcebível que dois "líderes" que dizem ser cristãos, venham a disputar espaço entre os seus adeptos em rede nacional com ofensas e denúncias maliciosas de um contra o outro. Não estou dizendo que eles são imunes a qualquer investigação, não. Quero deixar claro, que a indignação é por que deixaram de lado o Evangelho puro e simples de Cristo e estão em plena disputa aberta para saber quem pode mais, quem tem a maior igreja ou quem possui o maior horário na televisão aberta brasileira.

Chega!

Estou cansado de ver um evangelho onde a prosperidade é superior a salvação, pois hoje não se prega o arrependimento e sim ter carro e casa; estou cansado de ver um evangelho egocêntrico, onde tudo gira ao nosso redor e que Deus tem que nos abençoar e pronto; cansei de assistir a um evangelho onde você é quem determina e Deus obedece; um evangelho das indulgências, onde (meia, martelo, caneta, rosa, sal grosso, água, e etc), são usados como ponto de contato entre Deus e o homem; cansei do evangelho onde quem tem mais bens materiais é o mais abençoado e quem não tem está em pecado; estou farto do evangelho triunfalista, onde a vitória tem sabor de mel e aqueles que não nos ajudaram irão estar na platéia e nós no palco quando a benção chegar; cansei do evangelho onde não se usa mais a Bíblia em sermões e sim livros de auto ajuda e psicologia para massagear os egos de quem escuta; estou fadigado do evangelho completamente judaizante, onde o sacrifício é o que importa (quem der a maior oferta receberá em dobro); cansei do evangelho que faz com que pessoas fiquem como animas rolando pelo chão em troca de unção, CHEGA! Eu tenho vergonha deste evangelho!

Entretanto, isto me faz recordar o que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos:

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." Rm 1.16

Paulo estava pronto para pregar o evangelho de Cristo, por isso não se envergonhou de anunciar Aquele que seria para os romanos e para nós, o justificador. Paulo deixa de lado a vergonha e exerce o ministério que recebeu do Senhor, anunciando a salvação que nos livra do juízo de Deus e do poder do pecado.

Vale lembrar que no momento em que o apóstolo escreveu aos romanos, os Evangelhos biográficos de Cristo (Mateus, Marcos, Lucas e João) ainda não havia sido escritos, o que nos leva a crer que os fundamentos utilizados por Paulo para anunciar o evangelho aos romanos foram aqueles existentes no Antigo Testamento e claro, a inspiração do Espírito Santo.

Isso nos faz acreditar que quando anunciamos o evangelho de Deus de forma simples e objetiva e tendo como fundamento único e exclusivo a Sagrada Escritura, como auxílio do Espírito Santo, anunciamos a Cristo com excelência.

Mas o que faz esses aproveitadores que buscam apenas lucrar com a fé alheia? Mentem, distorcem e aplicam erroneamente o que diz a Bíblia. Na verdade, todas as práticas listadas acima são típicas daqueles que conhecem superficialmente a Bíblia e querem tirar vantagens dela. Infelizmente o povo perece por falta de conhecimento (Oséias 4.6).

Digo e repito, à exaustão: Me envergonho deste pseudo evangelho propagando por estes líderes que só almejam bens materiais em detrimento da fé alheia. Mas, não me envergonho do Evangelho de Cristo (genuíno, simples e objetivo), pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

É de Deus! 
Edvaldo Tomé para o Blog do Ed

Comentários