Não morrerei enquanto a promessa não se cumprir - será?

Por Edvaldo Tomé

<;">

"E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna". 
I João 2:25

A Bíblia que é a nossa única regra de fé e prática (se ainda não é, deve ser), contraria o argumento de "quem tem promessa não morre". Ela demonstra que Abraão, Isaque e Jacó tinham promessa de Deus, porém, morreram sem alcançá-las: "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra". Hebreus 11:13

Lemos ainda nos versículos 35-38:

"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra." ACF

Assim, se estas cenas fossem projetadas na tela, com uma pausa entre cada uma, deveríamos ler: foram apedrejados... serrados pelo meio... provados... mortos ao fio da espada... andaram peregrinos... necessitados... afligidos... maltratados.

Com todo horror da tortura e do sofrimento, existe algo magnificiente na firmeza desses heróis antigos na fé inabalável que nutriam por Aquele em quem confiavam. O escritor de Hebreus apontou de tal maneira estas cenas, e de tal modo dirigiu os golpes do malho que estimulou os cristãos vacilantes do seu tempo e das eras vindouras a agirem da mesma forma que aqueles heróis, ter a fé em Deus independente do cumprimento da promessa.

Você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com a música que cantamos em nossas igrejas? O versículo 39 responde esta dúvida:

"E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa", ACF

O versículo acima, trata de todos os heróis da fé relacionados no capítulo 11 de Hebreus, e deixa claro que, muito embora tiveram testemunho pela fé, não alcançaram a promessa.

Pergunto: se eles (heróis da fé) morreram sem alcançar a promessa, porque eu e você, não iremos morrer antes da promessa se cumprir? Que tipo de promessa o poeta se refere em sua canção?

Deve-se fazer distinção entre as promessas (especiais) concedidas aos povos de todas as eras (Abraão em relação ao seu filho Isaque, por exemplo), e a promessa de Deus, que é muito superior e reúne em si o cumprimento final e supremo de tudo o que se esperou durante todas as épocas. Isto só se poderá dar quando Cristo vier a segunda vez, para nos conceder a vida eterna.

Assim, se morremos ou vivemos é para Deus. Jesus é o centro. "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." Filipenses 1.21 

Desta forma, Biblicamente falando, a música que muitas vezes cantamos e declaramos não está de acordo com o a Palavra de Deus.

Que possamos fazer como o Salmista declarou: "Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação". Salmos 119:54

Cantemos às Escrituras!

Comentários

  1. Hoje em dia muitas coisas não estão de acordo e os púlpitos das igrejas estão cheios de desacordo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A letra faz alusão uma licença poetica escrita pelo salmista: A mão direita do SENHOR é exaltada! A destra do Eterno age com poder!” Portanto, não morrerei, mas vivo permanecerei para proclamar as obras do SENHOR. O SENHOR severamente me castigou, mas não me entregou à morte. Salmos 118, versos 17 e 18.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. agente não morre enquanto a promessa de Deus não se cumprir,essa é a verdade!

    ResponderExcluir
  4. Meu grande questionamento é; como esta promessa me é feita, através de quem? Já vi pessoas morrerem dizendo que estavam esperando algo(normalmente coisas materiais) que Deus lhes prometeram.

    ResponderExcluir
  5. Assino embaixo! O problema é que muitos sequer sabem diferenciar a PROMESSA CONDICIONAL da PROMESSA INCONDICIONAL.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza Marcos, e temos que conviver com essas "bizarrices" nos púlpitos das igrejas.

    ResponderExcluir
  7. A letra da música é bonita, mas o autor colocou como tema central que ele não morrerá sem as promessas se cumprir. Isso é totalmente estranho peço ao espirito santo de Deus para que me perdõe se estou pecando em não concordar com essa música.

    ResponderExcluir
  8. ,E verdade, mas creio eu q, ele nao quis q a musica chegace a esse criterio, pois a letra e bem clara, nao morrerei enquanto a promessa nao se cumprir, veja bem, isso significa fe, por mais q vc morra antes da promessa de Deus, mas vc numca desistiu delas, pois se foi Deus q prometeu msm, ira cumprir com certeza, ele e um Deus q cumpre promessas pra aqueles q o adora em espirito e em verdade. Pois foi o proprio Deus q prometeu, e quando ele promete, pode passar 20 anos mais sua promessa ele numca esquecera.

    ResponderExcluir
  9. Deus nao e homem para que minta nem filho do homem para q se ArrepenDa se ele prometeu ele vai cumpri sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que há promessas que não é para cumprimento terreno, que foi o caso de Abraão. E há promessas para se cumprirem aqui sim. E se é Deus quem promete Vai acontecer SIM.

      Excluir
  10. muito boa postagem, vários heróis da fé morrerão sem suas promessas se cumprirem, esta frases sao jargões de Cantores e pregadores.

    ResponderExcluir
  11. as promessas específicas que Deus faz para alguém elas se cumprem ex.abraao,Calebe,josue

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar esta publicação no Blog do Ed.

Não serão aceitos comentários anônimos.

Pode elogiar, criticar, e até discordar de tudo o que leu aqui, mas, o faça com educação. Lembre-se, outras pessoas irão ler seu comentário.